Pesquisar

14/11/2016

, , , ,

Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar

Conheça alguns mitos e verdades   
sobre a dor na região lombar







  • A cirurgia é indicada só para 
    pacientes 
    graves 
    que não 
    melhoram com 
    tratamentos conservadores
Muitas vezes interpretada como doença, a dor no nervo ciático – aquela que se inicia na região lombar, passa pelas nádegas e vai até a parte mais baixa de uma ou das duas pernas – é na verdade um sintoma de outro problema.

Na grande maioria das vezes, cerca de 90% das queixas, o motivo é uma hérnia de disco que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), afeta cerca de cinco milhões de brasileiros. Os outros 10% podem ter causas como atividades físicas pesadas, posturas erradas, tumores e fraturas na coluna.
 
De acordo com o médico Alexandre Elias, neurocirurgião especialista em coluna, chefe do setor de cirurgia da coluna vertebral na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a hérnia de disco é uma doença que ocorre pelo desgaste ou trauma dos discos vertebrais lombares ou cervicais, que acabam pressionando as raízes nervosas mais próximas, provocando a dor. Com o passar do tempo, o problema chega a interferir na qualidade de vida, até mesmo limitando atividades rotineiras.
 
"Além da dor no nervo ciático, acompanhada de dormência e fraqueza que correm para as pernas e dedos, o paciente pode apresentar ainda sintomas como formigamento e dor na região do quadril", alerta Elias.

"Mais comum em pessoas entre 30 e 50 anos, o problema acontece quando o disco intervertebral é enfraquecido ou sobrecarregado, sofrendo pequenas fissuras e rompendo as fibras que o constituem. Isto faz com que o núcleo pulposo (um material semelhante a uma gelatina de cor esbranquiçada que fica dentro de cada disco e que serve como amortecedor da coluna) ultrapasse seus limites, isto é, vá para fora do disco, pressionando o nervo que passa bem ali ao lado, no caso o ciático", reforça o profissional.
 
Outros fatores
Fatores como envelhecimento natural, exercícios físicos intensos praticados por atletas "de fim de semana"; o vício de manter a coluna com postura errada, ou o hábito de carregar pesadas mochilas nas costas (que começa ainda na infância) prejudicam a coluna ao longo do tempo e também levam à dor no nervo ciático.  
Muitos homens têm o costume de levar a carteira no bolso de trás da calça, sempre do mesmo lado, e não a tiram de lá quando sentam no carro, nem quando chegam ao trabalho. Acabam passando várias horas do dia com um desequilíbrio na postura em função da carteira no bolso. Anos depois, começam a aparecer as dores e a pessoa nem imagina o motivo
Rogério Sawaia, ortopedista
O ortopedista Rogério Sawaia, do Hospital Samaritano de São Paulo, lembra que existem vícios de postura que não são percebidos no dia a dia: "Muitos homens têm o costume de levar a carteira no bolso de trás da calça, sempre do mesmo lado, e não a tiram de lá quando sentam no carro, nem quando chegam ao trabalho. Acabam passando várias horas do dia com um desequilíbrio na postura em função da carteira no bolso. Anos depois, começam a aparecer as dores e a pessoa nem imagina o motivo".
 
Para avaliar se a dor no nervo ciático é decorrente de hérnia de disco ou de alguma outra causa, deve-se procurar um especialista, que poderá dar o diagnóstico correto. "O exame é clínico e só pode ser feito pelo médico, que analisará o quadro e, dependendo do caso, solicitará exames", explica Elias.

Tratamentos

 
Em relação ao tratamento, o médico Alexandre Elias conta que, em 90% dos casos, a dor é bem controlada com medicamentos (anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares). E que podem ser acompanhados de fisioterapia analgésica, RPG ou acupuntura, sempre sob orientação médica.
"A acupuntura, por exemplo, é amplamente empregada para aliviar a dor. E a melhora já ocorre após algumas sessões. Mas, ao contrário do que se pensa, apenas os pacientes graves, que não apresentam melhora da dor com os tratamentos conservadores, possuem indicação para cirurgia", complementa.

Nestes casos, a técnica cirúrgica empregada é videolaparoscópica, em que são feitos pequenos cortes na pele e no músculo para remover esse material gelatinoso que causa a pressão contra o nervo, com o auxílio de um microscópio. Em 95% dos casos, a melhora do paciente é significante ou definitiva.

"Apenas a remoção da hérnia é suficiente na extrema maioria dos casos. Alguns pacientes, no entanto, podem necessitar de cirurgias maiores e invasivas, como o implante de parafusos que, no entanto, é importante observar, deve ser considerada uma rara e última opção", pondera Elias.

Roger Brock, neurologista do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, complementa: "A técnica para remoção de hérnia é realizada apenas em 5 a 10% dos pacientes. A dor de hérnia de disco só leva à cirurgia quando o paciente tem a chamada dor refratária, que persiste após cerca de quatro meses de tratamento e repouso".
  • A dor no nervo ciático se inicia na região lombar, passa pelas nádegas e afeta até as pernas
Mudança de hábito

O especialista do Hospital Sírio Libanês comenta ainda que, para evitar o problema, é preciso adquirir hábitos saudáveis como: cuidar da postura, carregar peso de forma correta, praticar atividade física com orientação, não ter sobrepeso, não ser sedentário e não ficar horas seguidas sentado no trabalho. "Deve-se mudar a posição, levantar, alongar e caminhar em intervalos de uma hora durante o trabalho ou estudo", ensina.

Alexandre Elias afirma também que é importante praticar atividade física regular e ter o peso equilibrado: "Assim, a musculatura se mantém mais firme, o que ajuda a preservar a coluna no lugar e sem sobrecarga, contribuindo para afastar as dores do nervo ciático. Porém, atividades físicas como caminhar ou nadar são contraindicadas durante uma crise aguda (com dor forte) porque existe o risco de se agravar o problema".

E o médico Rogério Sawaia, por sua vez, recomenda: "Desde criança, deve-se observar a postura. Ao assistir TV, ao estudar, ao brincar. E a mochila da escola deve ser a de rodinhas, para não ter de carregar o peso do material. Além disso, é preciso escolher atividades físicas que não forcem a coluna, a exemplo da natação. Já outras práticas esportivas que envolvam saltos frequentes e sem o devido preparo da musculatura, como acontece muitas vezes com crianças que praticam ginástica olímpica, devem ser evitadas para afastar problemas futuros", conclui.



Conheça alguns mitos e verdades 
sobre a dor 
na  
região lombar

A fisioterapia é indicada quando a
dor é  
persistente e muito incômoda. 

VERDADE: 
... neste caso, 
o paciente deve realizar o tratamento 
fisioterapêutico diariamente 
até que a situação geral melhore. 
Nas sessões
o profissional 
lançará mão de 
alguns aparelhos 
para aliviar a dor
diminuir a inflamação
assim como introduzirá 
alongamentos
exercícios de
fortalecimento muscular. 
Caso o médico indique, um 
massoterapeuta 
ajudará com 
massagens relaxantes 
que beneficiam a 
circulação sanguínea local. 
O emprego de uma bolsa de água morna,
por cerca de 20 minutos
também pode representar grande consolo 
para os momentos de crise.




 Imagem: Fernando Donasci/Folhapress

1 / 20

Uma das principais causas da lombalgia é 

o excesso de peso


VERDADE: 

"Como aumenta a pressão na região, o sobrepeso origina, sim, a dor nas costas", diz o ortopedista e médico do esporte Maurício Póvoa Barbosa. 
"Músculos e articulações são sobrecarregados", completa o também ortopedista e traumatologista Marco Antonio Ambrósio. "Engordar pode ser um fator adicional para a ocorrência, porém não conclusivo", arremata o neurocirurgião Alexandre Walter de Campos. 

Há outros agentes: 

erros posturais
principalmente, 
e ainda prática de exercícios abusiva 
e sem acompanhamento, 
envelhecimento natural do corpo 
(já que ossos e músculos perdem densidade, aumentando risco de lesões)
falta de 
condicionamento físico, 
gravidez
questões emocionais 
distúrbios como
hérnia de disco
artrose, 
osteoporose
inflamações pélvicas, 
leucemia
anemia
males articulares degenerativos 


Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

2 / 20
A lombalgia pode atingir as pernas, além da região lombar. VERDADE: como nosso corpo todo é interligado, salienta o ortopedista Maurício Barbosa, isso pode acontecer. O colega Marco Antonio Ambrósio explica que toda a inervação sensitiva e motora dos membros inferiores nasce no plexo lombosacral. "As raízes nervosas que emergem da medula espinhal atravessam pequenos espaços entre as vértebras, chamados de forames. Se, por algum motivo, tais espaços forem diminuídos e as raízes comprimidas, o indivíduo apresentará dor irradiada para as pernas, a conhecida ciática. As principais causas são as hérnias discais e as artroses lombares" 
Imagem: Thinkstock






Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

3 / 20
Nem sempre o exame clínico é suficiente para o diagnóstico. PARCIALMENTE VERDADE: "O exame clínico é fundamental para saber o que está acontecendo, estabelecendo diretrizes de investigação complementar e posterior tratamento", defende o ortopedista Marco Antonio Ambrósio. O também ortopedista Maurício Póvoa Barbosa assina embaixo: "o exame pode não ser suficiente, porém é a base de qualquer diagnóstico". Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a mapear o tamanho da lesão e a exata área onde está localizada. Importante: quanto antes diagnosticar e tratar a disfunção, melhor, para evitar complicações maiores e permitir o retorno às atividades diárias normais Imagem: Thinkstock




Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

4 / 20
Muitas vezes, a lombalgia sinaliza outros problemas de saúde. VERDADE: a dor nas costas tem origem variada. "Problemas relacionados ao aparelho urinário e ao sistema reprodutor feminino não raro são as verdadeiras causas do distúrbio", assegura o ortopedista e traumatologista Marco Antonio Ambrósio. Há quem considere a lombalgia não uma doença, mas um sintoma, que aponta desde disfunções na musculatura da coluna até enfermidades sérias - como infecção renal, hérnia de disco e aneurisma de aorta abdominal. Se a dor persistir por mais de três dias, sem melhora, é bom informar ao médico para uma investigação mais profunda. Em tempo: a lombalgia é a principal causa de incapacidade em pessoas de até 45 anos, a terceira mais comum de cirurgias e a quinta de internações. E, em 40% dos casos, os pacientes sofrem de dor crônica 
Imagem: Thinkstock




Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar

5 / 20
Há dois tipos de lombalgia: a aguda e a crônica. VERDADE: a forma aguda é o "mau jeito" - a dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico. "Em geral, ocorre na população jovem", observa o ortopedista Maurício Póvoa Barbosa, acrescentando que a forma crônica acomete os mais velhos, com dor não tão intensa porém quase permanente. O também ortopedista Marco Antonio Ambrósio completa: "Os quadros agudos estão mais relacionados a traumas e esforços não habituais, enquanto os crônicos se enquadram fundamentalmente nas alterações posturais e nos processos degenerativos em pacientes de meia idade" 
Imagem: Thinkstock


Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

6 / 20
Ficar muitas horas sentado, em frente ao computador, pode desencadear o distúrbio. VERDADE: Permanecer muito tempo na mesma posição, ainda que da forma adequada, pode trazer dor lombar. Por isso, os médicos aconselham alternar períodos de trabalho sentado com pequenas caminhadas e alongamentos. Caso a pessoa sente de maneira incorreta, aí é problema na certa 
Imagem: Thinkstock





Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

7 / 20
É possível tratar a dor, e resolver o problema, em poucos meses. MITO: o tratamento envolve diferentes áreas e mudanças de hábito, dependendo muito da ajuda do próprio paciente. "Na conduta clínica, entra em cena uma somatória de terapias capazes de devolver o bem-estar ao indivíduo, porém este processo demanda tempo e requer a colaboração irrestrita de quem está sendo tratado", enfatiza o médico do esporte Marco Antonio Ambrósio. Para chegar ao melhor caminho, é preciso avaliar o histórico de cada pessoa e, a partir daí, indicar repouso, medicamentos, fisioterapia, exercícios físicos, RPG (Reeducação Postural Global) e até cirurgia, se for o caso. Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser empregados, assim como cuidados cotidianos: evitar movimentos errados, não ficar acima do peso, manter uma postura correta ao sentar e deitar, levantar a cada duas horas em viagens de longa duração, fazer alongamentos ao longo do dia e, após uma rotina com atividades intensas ou quando se ficou muito tempo em pé, deitar com as pernas para cima, apoiadas em um travesseiro, para relaxar a coluna  
Imagem: Thinkstock




Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

8 / 20
A atividade física é um dos melhores tratamentos para o distúrbio. VERDADE: "Quando a origem do problema é muscular, o exercício orientado é uma das mais valiosas armas para combater a dor", considera o neurocirurgião Alexandre Walter de Campos. "Além de combater o excesso de peso, um dos vilões da lombalgia, o treino deve incluir alongamento antes e depois, o que sempre ajuda bastante", completa o ortopedista Maurício Póvoa Barbosa. De fato, indivíduos que realizam atividade física de forma regular e controlada, com bom volume de massa (trofismo) e alongamento muscular, apresentam risco menor de desenvolver quadro de dor nas costas. As modalidades mais indicadas são as de baixo impacto, como caminhada, hidroginástica, natação, alongamento e abdominais. É importante fazer ginástica sob orientação profissional, com intensidade progressiva para melhorar o condicionamento e fortalecer as regiões atingidas 
Imagem: Thinkstock



Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

9 / 20
Na fase aguda, o exercício não é indicado. VERDADE: neste período, o paciente precisa de repouso e deve evitar os treinos, que poderiam piorar a dor. Uma boa opção para os momentos de crise é deitar de lado, em posição fetal, com as pernas encolhidas. Qualquer movimento de tração, manipulação, torção, alongamento e massagem não são indicados. Mas, tão logo a crise acabe, a prática regular de exercícios deve ser retomada. "Após o tratamento da lombalgia, para evitar recorrência ou piora, medidas de reabilitação, condicionamento físico, correção postural, adequação dietética e controle de peso são muito importantes - e, nesse momento, é ótimo fazer atividades esportivas", indica o neurocirurgião Alexandre Walter de Campos 

Imagem: Thinkstock







Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

10 / 20
É possível prevenir a lombalgia com cuidados simples no dia a dia. VERDADE: a correção postural, por exemplo, é a primeira providência a ser tomada, especialmente a maneira como a pessoa senta na escola ou no trabalho. "A prevenção da lombalgia de origem muscular e sobrecarga na coluna começa com controle de peso, condicionamento muscular e ajuste postural nas diversas atividades cotidianas", sustenta o neurocirurgião Alexandre Walter de Campos. Várias outras atitudes ajudam, conforme indica o ortopedista Maurício Póvoa Barbosa: evitar carregar peso; não permanecer curvado por muito tempo; quando se abaixar, flexionar os joelhos sem dobrar a coluna; evitar colchão mole ou duro demais, principalmente se o indivíduo é muito magro; prestar atenção na postura em todas as situações, como ao dirigir automóvel, por exemplo; manter um bom alongamento muscular, especialmente das pernas; para quem trabalha em pé, tomar todo o cuidado com a coluna; e, quando fizer exercício com peso, proteger as costas deitando ou sentando com apoio. O público que fica muito tempo na mesma posição deve fazer intervalos para alongar a coluna e minimizar a pressão e o esforço na região lombar. Último toque: tratamentos alternativos, como fórmulas e massagens, só devem ser adotados com o aval do médico especializado no assunto 

Imagem: Freddy Van Camp/Divulgação







Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

11 / 20
A cirurgia só é indicada para casos extremos. VERDADE: em 85% das ocorrências, ela não é necessária. Na grande maioria dos casos, atitudes como perda de peso e atividade física regular, com fortalecimento da musculatura abdominal e alongamento dos membros inferiores, obtêm sucesso. "Quando há uma doença na estrutura da coluna vertebral, afetando áreas como o disco intervertebral, as facetas articulares, o alinhamento das vértebras ou o diâmetro em que se localizam os nervos, opta-se pela cirurgia", diz o neurocirurgião Alexandre Walter de Campos. O médico do esporte Maurício Barbosa considera que cada caso deve ser avaliado individualmente, "mas é claro que sempre preferimos tratar sem operação, que só é cogitada quando não há mais opções". Mesmo dores oriundas pela hérnia de disco, por exemplo, são resolvidas sem intervenção. "Procedimentos cirúrgicos são exceção, indicados para quadros especiais - como escorregamento da vértebra, que é progressiva - , e na falha dos métodos conservadores", completa o também médico do esporte Marco Antonio Ambrósio. É importante salientar que, se a conduta adequada não for feita, metade dos pacientes que sofrem um episódio de lombalgia terá pelo menos uma nova crise em menos de um ano. Há vários motivos para alguém apresentar o problema e, para saber as melhores terapias, é fundamental que o médico identifique a origem, quer dizer, acerte no diagnóstico 

Imagem: Shutterstock




Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

12 / 20
Se tomar remédio para dor nas costas, vou me tornar viciado. MITO: a maioria dos medicamentos de primeira linha para esta finalidade não são viciantes. Quem afirma é Eduardo Iunes, graduado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho (Unesp), com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna. "Com diagnóstico adequado, plano de tratamento definido e monitoramento médico apropriado, os remédios ajudam. Se o profissional prescreveu o analgésico codeína, por exemplo, é importante que o paciente compreenda que o fármaco integra um plano de tratamento que inclui outras opções para aliviar a dor, como a fisioterapia e a prática de exercícios físicos" 
Imagem: Eduardo Knapp/Folha Imagem




Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

13 / 20
A disfunção acomete mais os idosos. MITO: cada vez mais indivíduos de todas as faixas etárias aparecem com dor lombar, conforme ressalta o ortopedista Marco Antonio Ambrósio. Em outras palavras, crianças, jovens e adultos podem sofrer com o problema, apresentando causas e intensidades diferentes. "Na maioria absoluta desses casos, algum distúrbio postural está presente de forma preponderante". Maurício Barbosa, médico do esporte, concorda. "Atinge pessoas de qualquer idade, ainda mais a nova geração que passa muito tempo em frente ao computador, sentada de maneira incorreta" 
Imagem: Getty Images




Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

14 / 20
Dormir em colchão duro evita a dor nas costas. MITO: "Todos concordam que colchão muito macio é fator desencadeante da dor lombar. Porém, não podemos afirmar que um colchão inflexível seja fator decisivo na prevenção do mal", diz Marco Antonio Ambrósio, acrescentando que o recomendável é escolher um modelo adequado ao peso e à altura, firme mas não rígido, para acomodar as costas de forma apropriada

Imagem: Getty Images






Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

15 / 20
Salto alto é prejudicial à coluna e pode gerar a disfunção. VERDADE: o motivo é que exige maior esforço da coluna: quando é muito alto, leva a mulher a forçar a curvatura das costas para trás de forma a manter o equilíbrio. "O uso deste calçado aumenta a solicitação sobre a musculatura lombar, e pode ser fator propulsor para a dor", observa o ortopedista Marco Ambrósio. Paradoxalmente, o sapato sem salto algum também leva ao distúrbio por exigir trabalho extra dos músculos das pernas. Por isso, o ideal é usar o salto baixo, de até no máximo 4 cm 

Imagem: Getty Images





Conheça alguns mitos e verdades sobre a

 dor na região lombar 

16 / 20
Dores por mais de três meses já são consideradas 

crônicas. MITO

"Para ser crônica, a dor precisa estar 

alojada há mais de seis meses, 

e sem nenhuma melhora com o tratamento"

esclarece o ortopedista Maurício Barbosa. 

No mundo, a incidência da lombalgia é impressionante: 

além do fato de que 85% da população têm ou terão ao 

menos um episódio ao longo da vida

calcula-se que 40% sofrerão com as dores crônicas 

Imagem: Getty Images




Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

17 / 20
As dores crônicas 

geralmente atacam pessoas de mais idade. 

VERDADE: 

a explicação é que elas vão evoluindo 

progressivamente. 

Embora não sejam tão fortes como as agudas, 

são praticamente permanentes. 

"Comumente, o indivíduo mais velho 

tem 

quadro de artrose lombar no desenvolvimento da dor", 

explica o ortopedista Marco Ambrósio. 

Vale considerar, ainda, que na terceira idade os 

discos intervertebrais 

tendem a diminuir de tamanho 

por causa do envelhecimento

fazendo com que as vértebras 

encostem e se esfreguem umas nas outras 

Imagem: Thinkstock





Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

18 / 20

RPG é um dos métodos mais eficientes para resolver o 

problema. 

VERDADE: 

e isso tanto para jovens como para idosos

A abordagem da Reeducação Postural Global propõe 

uma visão integrada, promovendo a conscientização

corporal e resultando em amplitude de movimentos

relaxamento, fortalecimento muscular

consequente alívio da dor. 

Durante a prática, 

são empregadas 

posturas de alongamento muscular ativo e progressivo

associadas a respiração e técnicas específicas,

restabelecendo a harmonia entre os músculos

interrompendo o ciclo de desenvolvimento de tensões 

e desconfortos

Assim, corrigindo o mau uso 

que o aluno faz de seus

músculos

ossos

articulações

restitui a boa morfologia 

e induz a movimentos conscientes 

Imagem: Patrícia Santos/Folha Imagem





Conheça alguns mitos e verdades sobre a dor na região lombar 

19 / 20
Quanto mais forte e alongada for a 

musculatura

menos chance 

de surgir lombalgia


VERDADE: 

ficar muito tempo sentado 

em posições não ergonômicas

e com postura fixa

gera sobrecarga muscular 

e dor lombar

afirma o neurocirurgião Alexandre Walter de Campos,

acrescentando que o condicionamento da musculatura 

reduz as ocorrências. 

"Além de diminuir a carga dos músculos, 

ajuda a não desenvolver dores", 

diz o ortopedista Maurício Póvoa Barbosa. 

O colega Marco Antonio Ambrósio completa. 

"Os músculos 

dissipam 

grande parte da carga aplicada pelo corpo na 

região lombar

Estando os mesmos fortes e alongados

o peso sobre a coluna é minimizado e, 

assim, diminuem as chances de se desenvolver dor" 

Imagem: Shutterstock

Imagem: Thinkstock 20 / 20
20 fotos
fisioterapia é indicada quando a dor é 
persistente e muito incômoda. 

VERDADE: 
... neste caso, 
paciente deve realizar o tratamento 
fisioterapêutico diariamente 
até que a situação geral melhore. 
Nas sessões
profissional 
lançará mão de 
alguns aparelhos 
para aliviar a dor 
diminuir a inflamação
assim como introduzirá 
alongamentos e 
exercícios de
fortalecimento muscular. 
Caso o médico indique, um 
massoterapeuta 
ajudará com 
massagens relaxantes 
que beneficiam a 
circulação sanguínea local. 
O emprego de uma bolsa de água morna,
por cerca de 20 minutos
também pode representar grande consolo 
para os momentos de crise.


Veja também:











...            Пост! 
o ooOAdicione sua URL no Google, e apareça nas buscas





... .:.



Share:
Пост!





Postagem em destaque

pedrinhas na correia de chinelo, arco, e , gargantilha

                           Adicione sua URL no Google, e apareça nas buscas ... ~~   ...

Search This: caixa de pesquisa

buscas populares…alô negócios !!!

buscas populares …apareça nas buscas… cadastre seu web site aqui…/buscas populares…alô negócios !!!…